Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Adamantina terá Museu Histórico

Adamantina terá Museu Histórico

por adm publicado 08/02/2021 20h35, última modificação 08/02/2021 20h35
Museu será no prédio sede da Igreja Budista de Adamantina

O primeiro grande passo para que Adamantina tenha a sua história preservada e acessível ao público foi dada nesta segunda-feira (09). 

Em coletiva de imprensa, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou que a Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (ACREA) passou o imóvel onde foi a sede da Igreja Budista de Adamantina para o município. No local, funcionará o Museu Histórico.

O prédio, em desuso, está localizado na Alameda Ity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. 

As tratativas começaram no início de janeiro com o secretário de cultura e turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei, e a vereadora e presidente da ACREA, Noriko Saito.

Antiga reivindicação da comunidade de Adamantina, principalmente dos pioneiros, um museu se faz necessário para a preservação da história do município. Na sede da Biblioteca Pública encontram-se inúmeros documentos, fotos, móveis, peças históricas, guardadas em caixas e sem acesso ao público.

“Além de preservar corretamente a história, precisamos que as novas gerações tenham conhecimento do que foi feito pelos nossos antepassados. Existe uma verdadeira relíquia hoje guardada e que pode ser perdida com o tempo”, ressalta Sérgio Vanderlei.

Agora, após a ACREA formalizar o imóvel para o município, o prefeito Márcio Cardim irá determinar estudos para reforma e adequação do prédio, para que o mesmo comece a receber todo o arquivo já guardado na Biblioteca Pública. Um chamamento à população também será feito para que documentos, fotos e peças históricas sejam analisados e doados.

A inauguração ainda não tem data definida. “Mas já demos um grande avanço para esta conquista. Queremos gerar emprego e renda com essa iniciativa, pois por meio do Município de Interesse Turístico (MIT) teremos o Museu e mais as obras de adequação do Parque dos Pioneiros ”, comenta Cardim.

A presidente da ACREA e vereadora, Noriko Saito, diz que esse é um momento de muita emoção para todos os integrantes da associação. "Ficamos felizes em passar esse espaço para a Prefeitura, pois temos a certeza de que ele será muito bem cuidado", finaliza. 

 

Fonte: Prefeitura de Adamantina

error while rendering plone.comments
Mídias Sociais

      

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 360
Pesquisar no LexML
Logotipo do LexML - Rede de informação legislativa e jurídica