PROCON ALERTA: Compras na internet facilitam, mas é preciso ficar atento a fraudes

por adm publicado 31/03/2021 13h31, última modificação 31/03/2021 13h31

O comércio eletrônico tem ganhado força no Brasil em decorrência da atual situação. Os consumidores, porém, devem ficar atentos às dicas de segurança para evitar que a solução acabe se tornando uma armadilha.

Na internet, não tem mais ou menos problemas do que no comércio convencional, que sugere que o cliente que nunca fez compras na rede deve começar com sites indicados por amigos ou mais tradicionais.

Se o produto vier muito diferente do adquirido pelo cliente, ou com defeito, é preciso procurar, primeiro, a empresa que fez a comercialização. Se o problema não for resolvido, os usuários devem procurar o Procon por meio do site www.procon.sp.gov.br. O usuário é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor também na internet. Desistência da compra, o consumidor tem um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto conforme determina o art. 49 do CDC.


Veja dicas para evitar problemas nas compras on-line

  • Utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em lan house;
  •  Não clique em mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões; 
  • Evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página;
  • Prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos; 
  • Busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones. Toda loja, mesmo que tenha contato on-line, deve ter um telefone para atendimento ao cliente; 
  • Verifique no site se há informação sobre troca do produto e devolução; 
  • Leia as informações sobre a política de privacidade da empresa; 
  • Desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos; 
  • Cuidado com preços muito baixos, os produtos podem ser falsificados ou a empresa pode estar sonegando impostos; 
  • Fique atento aos prazos de entrega e valor de frete; 
  • Arquive ou imprima o pedido feito, a confirmação da loja e eventual e-mail que a loja enviar confirmando a encomenda; 
  • Prefira sempre comprar com cartão de crédito, pois este meio de pagamento permite que o cliente evite o desconto quando recebe a fatura; 
  • Fique atento ao símbolo do cadeado do certificado digital no canto inferior direito da tela.  Ele significa que as informações trocadas entre o seu computador e aquele site estão seguras. 

 

Analise a real necessidade de compras e defina o orçamento máximo que pretende gastar. Lembre-se de não comprometer mais de 30% dos seus rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos e/ou parcelamentos. 

Evite o risco de cair na armadilha de falsas promoções que não são tão vantajosas como o anunciado. Não se esqueça de observar atentamente a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele suprirá suas necessidades. 

O Procon de Adamantina está localizado à Avenida da Saudade nº 1072, no prédio do Ganha Tempo. O atendimento durante a Fase Emergencial ocorre de forma remota, por meio dos sites www.procon.sp.gov.br e www.consumidor.com.br.

 

Fonte: Prefeitura de Adamantina