SAAMA intensifica vistorias das podas urbanas
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), intensificou as vistorias referentes às podas urbanas. Com o objetivo de reforçar as boas práticas e informar os podadores particulares sobre a ação, a pasta vem capacitando os profissionais que atuam no município desde a adesão ao Programa Município VerdeAzul no ano de 2007.
Como solicitar a poda?
Para execução da poda, o proprietário do imóvel precisa requerer autorização da SAAMA e contratar profissional habilitado pelo município para a execução do serviço. Se a execução da poda apresentar irregularidades, o proprietário do imóvel poderá ser notificado, sendo passível de autuação.
Como pedir a supressão de uma árvore?
Quando o morador deseja realizar a retirada da árvore, o mesmo deve solicitar na SAAMA a vistoria do local. A pasta tem até 7 dias úteis para encaminhar o profissional que efetuará a vistoria, podendo autorizar ou não a retirada da árvore.
Recebendo a resposta positiva para sua solicitação, o munícipe deverá voltar a SAAMA e retirar a autorização para supressão.
Mesmo com a supressão, o munícipe precisa repor a espécie ou, ainda, firmar um compromisso com a SAAMA para fazer a doação de cinco exemplares de mudas dentro das exigências do termo.
"A arborização urbana é um fator fundamental no desenvolvimento urbano. Dentro do que propõe o Município Verde Azul, além da questão paisagística os benefícios da arborização urbana interferem diretamente na qualidade de vida da população" comenta o secretário da SAAMA, Emerson Baptiston.
Poda adequada
A poda é considerada adequada quando o podador não retira mais de 30% da copa das árvores. O rebaixamento só acontece quando há risco e com isso, a árvore precisa ficar um metro abaixo da fiação elétrica.
Contudo, se ela estiver a 7 metros de altura, só poderá ser retirada 30% da copa.
O levantamento da copa não pode ultrapassar dois metros e meio, mas essa região precisa ser limpa. Ao redor da iluminação pública, a limpeza da árvore deve ter um metro e meio de distância. A poda adequada é aquela que não tem imperfeições ou lasqueados.
Como denunciar?
Os munícipes que observarem uma poda irregular, poda sem autorização ou retirada de árvores que não foram devidamente autorizadas, podem entrar em contato com a SAAMA.
Para fazer denúncia, a pessoa não precisará se identificar, bastará indicar o endereço onde a ação está acontecendo.
“O munícipe é fundamental na execução da fiscalização ambiental no município, pois os fiscais não conseguem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com as denúncias, a SAAMA age mais rapidamente contra os crimes ambientais”, finaliza o secretário.
Serviço – Na SAAMA, os munícipes encontram os nomes dos podadores que foram capacitados pela pasta e que estão aptos para executar do serviço. As denúncias podem ser realizadas pelos telefones (18) 3522-1776 / 3521-2459 ou via email ambiente@adamantina.sp.gov.br